
As Runas são um sistema de escrita antigo usado pelos povos germânicos e escandinavos entre os séculos II e XI d.C. As Runas eram utilizadas principalmente para escrever inscrições em pedra, madeira, ossos e metais, bem como para realizar práticas mágicas e adivinhatórias.
As Runas eram compostas por um conjunto de símbolos, cada um com um significado próprio. O conjunto de Runas variava de região para região, mas geralmente consistia em cerca de 24 a 33 símbolos. Cada símbolo era associado a um som específico e podia ser usado para representar uma letra ou um som em um texto.
Além de sua função como sistema de escrita, as Runas também eram usadas para realizar adivinhações e rituais mágicos. As pessoas acreditavam que as Runas tinham poderes mágicos e podiam ser usadas para invocar as forças da natureza e dos deuses. A prática da adivinhação com as Runas era conhecida como “leitura de Runas” e envolvia escolher aleatoriamente um conjunto de Runas e interpretar seus significados em um contexto específico.
Hoje em dia, as Runas ainda são utilizadas em algumas práticas esotéricas e espirituais, bem como em estudos acadêmicos sobre história, linguística e cultura dos povos germânicos e escandinavos.
Nome das Runas

As runas, em sua forma mais comum, são compostas por um conjunto de 24 caracteres chamados de “futhark antigo” ou “futhark germânico”. Cada um desses caracteres é conhecido como “rune”. Abaixo estão os nomes das 24 runas do futhark antigo:
- Fehu
- Uruz
- Thurisaz
- Ansuz
- Raidho
- Kenaz
- Gebo
- Wunjo
- Hagalaz
- Nauthiz
- Isa
- Jera
- Eihwaz
- Perthro
- Algiz
- Sowilo
- Tiwaz
- Berkano
- Ehwaz
- Mannaz
- Laguz
- Ingwaz
- Dagaz
- Othala
Quem pode ler runas?
As runas são um sistema de adivinhação que pode ser usado por qualquer pessoa interessada em aprender e praticar. Não é necessário ter habilidades especiais ou ser dotado de algum tipo de dom sobrenatural para ler runas. No entanto, é importante lembrar que a leitura de runas é uma prática que requer conhecimento, estudo e prática para se tornar proficiente.
O primeiro passo para ler as runas é adquirir um conjunto de pedras ou cartas de runas e aprender o significado de cada uma delas. Existem muitos livros, sites e cursos que ensinam sobre o assunto, então é importante encontrar recursos de qualidade e confiáveis.
As pessoas que lêem runas são chamadas de Runemal.
Além disso, é importante ter em mente que a interpretação das runas é subjetiva e depende da intuição e habilidades de quem está realizando a leitura. Portanto, cada pessoa pode ter sua própria interpretação das mensagens das runas.
Para consultas de Tarot, chama no whats! Para aprender Tarot, clique aqui!
Tags:Runas